Saúde - Sábado, 29 de Fevereiro de 2020

BOLSA FAMÍLIA: Inicio da pesagem da primeira vigência de 2020

Quem recebe o beneficio do BOLSA FAMÍLIA deve procurar a partir do dia 03/03 (segunda-feira) o Centro de Saúde Dr. Albert Sabin das 10hs as 17hs para realizar sua pesagem

BOLSA FAMÍLIA: Inicio da pesagem da primeira vigência de 2020

Bolsa Família: confira o calendário de pesagem da primeira vigência de 2020

As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família devem ficar atentas ao cumprimento do cronograma de acompanhamento obrigatório do primeiro semestre de 2020. Os beneficiários têm os meses de março, abril ou maio para comparecer ao Centro de Saúde Dr.Albert Sabin

Quem recebe o benefício do Bolsa Família deve cumprir os prazos determinados pelo programa a cada seis meses. Caso isso não aconteça, o benefício é bloqueado ou suspenso.

As famílias beneficiárias devem procurar a unidade, munidos dos documentos necessários. São eles: cartão de vacina, cartão de gestante (para as gestantes) e Cartão SUS.

O acompanhamento na saúde consiste no acompanhamento do desenvolvimento e crescimento, realização do pré-natal e avaliação da cobertura vacinal.

Critérios

A pesagem do Bolsa Família é realizada de segunda a sexta-feira das 10h00 às 17h00. Além da própria unidade de saúde, a divulgação da listagem é feita no Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

É necessário pesar toda a família, estar com a vacina em dia e, em caso de gestantes, é necessário o acompanhamento pré-natal. Caso o acompanhamento não ultrapasse 30% das famílias beneficiárias, o município deixa de receber o recurso federal, repassado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) para investimentos na Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O recurso visa a melhoria no atendimento e acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Para receber a transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza é preciso ter compromissos com a Educação, a Assistência Social e a Saúde. Caso a pessoa não cumpra, o benefício pode ser bloqueado ou suspenso. Para atender as exigências é simples: na Educação, é preciso ter regularidade na frequência escolar e, na Assistência Social, é preciso manter o cadastro atualizado.

Já na Saúde, é necessário ir até a unidade de saúde  para procedimentos como: pesagem, vacinação em dia e acompanhamento de pré-natal pelo menos duas vezes ao ano, sendo uma vez a cada semestre. Para que isso aconteça, é necessário apresentar os seguintes documentos:  cartão de vacina (para crianças de até 9 anos), cartão da gestante (para gestantes) e Cartão SUS.

Portanto, o beneficiário que ainda não cumpriu esse compromisso, deverá buscar o serviço de saúde.