Saúde - Terça-feira, 31 de Janeiro de 2023

2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

Conferência irá debater o futuro da Saúde de Vargem

2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

O Departamento Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde irão realizar no dia 23 de fevereiro a 2° Conferência de Saúde Municipal de Vargem. A temática da etapa municipal segue a mesma que das Conferências Estadual e Nacional, que é Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia, amanhã vai ser outro dia.

A Conferência de Saúde é uma grande reunião realizada a cada 04 anos e conta com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e federal.

As deliberações discutidas nas Municipais são levadas até a conferência Estadual e posteriormente para a Conferência Nacional de Saúde. É esta representatividade local que garante a legitimidade do evento como instância colegiada dos vários segmentos representados. As Conferências proporcionaram transformações históricas para a gestão da saúde no Brasil, como no caso da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, cujo relatório final serviu de base para a elaboração do capítulo sobre saúde da Constituição Federal de 1988, resultando na criação do SUS.

Porém para preparar a Conferência Municipal vários encontros são realizados em todas as localidades do município, chamados de pré-conferências.

O primeiro encontro acontece no dia 07 de fevereiro, próxima terça-feira, a partir das 19 horas na Escola ZULEIKA VERONESI BALLASTRERI, no bairro do Guaraiuva;

No dia 08 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 19 horas na Escola GERTRUDES CLEMENTINA GONCALVES DE SOUZA, no bairro do CDHU;

No dia 09 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 19 horas na Escola APARECIDA DE LURDES BORELLI, no bairro do CENTRO;

E no dia 10 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 19 horas na Escola da PONTE ALTA, no bairro do PONTE ALTA;

Os encontros tem início às 19 horas e toda a comunidade é convidada para participar e opinar sobre a saúde do município.

Todas as propostas apresentadas nas pré-conferências serão apresentadas novamente na Conferência Municipal, que acontecerá no dia 23 de fevereiro de 2023 as 18hs na Camara Municipal de Vargem, momento em que serão debatidas novamente e colocadas para apreciação dos presentes.

Após debatidas na Conferência, se aprovadas, estas ações serão incluídas no Plano Municipal de Saúde.